Como as tecnologias podem ajudar no processo de EAD?

luziane isabel

          As novas tecnologias TIC’s estão a cada dia se tornam mais presente na vida das pessoas. O uso da tecnologia na educação, por sua vez, vem acompanhada de uma forte tendência significativa no nosso cotidiano e na atualidade percebemos a partir do aumento expressivo de cursos na modalidade de educação a distância (EAD), que isso tem impulsionado grandemente o ensino. Tudo isso se deve a essa possibilidade de utilizar das diversas tecnologias para possibilitar a formação e a aprendizagem dos alunos.

          Os antigos métodos de educação tradicionais estão sendo substituídos por novos formatos que dispõem de novos recursos tecnológicos considerados cada vez mais inovadores, sendo mais dinâmicos e interativos, bem como o novo perfil de alunos existente.

          De acordo com o último Censo da Educação Superior, existem mais de um milhão de alunos matriculados em cursos de graduação a distância no Brasil e o número não para de crescer. São milhares de novos cursos superiores autorizados pelo MEC todo ano e essa modalidade de ensino tem tornado possível o sonho do diploma para muitas pessoas que antes não tinham acesso a uma universidade, seja por morarem longe dos grandes centros, por falta de tempo ou de condições para se locomover até a faculdade todos os dias.

          A forma como esses alunos consomem conteúdos mudou e é importante que instituições de ensino em todo o país acompanhem essas tendências para atender da melhor maneira possível a esta nova demanda. A ideia aqui é usar a tecnologia na educação para aumentar o engajamento e motivação dos alunos em seus estudos, bem como melhorar o consumo de informações por parte dos mesmos.

          A utilização destas tecnologias traz uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, desenvolvendo a autonomia.
  • Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos, professores e tutores.
  • As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno que desejar acessá-las novamente, e, com isso, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo poderão revisá-los quando necessário.
  • O aluno tem a comodidade de assistir às aulas, realizar atividades, contribuir com coletas, esclarecer dúvidas e consultar materiais de estudo em qualquer horário e lugar.

          Usar tecnologia na educação acaba por promover um novo formato de ensino que preza pela excelência, interação e dinamismo no processo de aprendizagem. Tudo o que as pessoas estão buscando atualmente com os recursos disponíveis. Dessa forma, o sucesso do Ensino a Distância (EAD), só está sendo possível devido à evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Através delas, é possível ter acesso aos conteúdos de maneira rápida, em um ambiente de aprendizagem interativo e inovador.

 

REFERÊNCIAS

Conheça as tecnologias usadas no ensino a distância. Disponível em: <https://www.ead.com.br/ead/tecnologias-utilizadas-no-ensino-a-distancia.html

MENDONÇA, Bruno. Tecnologia na educação: como usar no seu EAD. Disponível em: <https://www.edools.com/tecnologia-na-educacao/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s